Bolsa com Patchwork em Quadrados

Artesã(o)

Marina Ugo

Exibição:18.11.2011

E-mail:marinaugo@gmail.com



Compartilhe esse vídeo

Detalhes da Aula

Bolsa com Patchwork em Quadrados - Marina Ugo

Clique na imagem para ampliar

Materiais

30 X 150 CM DE TECIDO DE ALGODÃO EM FAIXAS CINZA COM BEGE FERNANDO MALUHY
15 X 70 CM DE TECIDO DE ALGODÃO EM FAIXAS NA COR ROSA ANTIGO FERNANDO MALUHY
75 X 150 CM DE TECIDO DE ALGODÃO VERMELHO COM POÁ BRANCO FERNANDO MALUHY
45 X 90 CM DE ENTRETELA ADESIVADA TECLABEL
LINHA PARA COSTURA
AGULHA PARA COSTURA
PLACA DE CORTE
CORTADOR CIRCULAR
RÉGUA DE PATCHWORK
MÁQUINA DE COSTURA
TESOURA

Passo a Passo

Assista o vídeo e leia todas as instruções antes de começar a peça.

Alças:

1) Corte duas tiras de 75cm x 6cm do tecido de faixas e duas tiras com 75cm x 4cm do tecido de bolinhas. Costure-as nas duas bordas, duas a duas, direito contra direito e vire a peça do avesso para o direito. Passe as costuras a ferro. Como as faixas têm tamanhos diferentes, a tira ficará com uma borda de tecido diferente. Dobre a faixa na largura com o tecido em faixas para dentro e costure a borda junto da costura prendendo as duas partes.

Tira para o acabamento:

1) corte 4 tiras de 33cmx6cm do tecido vermelho, dobre-as, avesso contra avesso, e passe a ferro. Esta tira será aplicada no lado direito da borda superior da bolsa.

Forro: Corte dois quadrados de 45x45cm do tecido do forro e aplique a entretela adesivada Teclabel em ambos quadrados.

Frente e verso são idênticos, mas em espelho, os passos a seguir devem ser repetidos duas vezes, sendo o segundo montado em formato reverso.

Para a frente:

1) Cortar 10 quadrados de 12cm x 12cm (já incluindo a borda de costura).

2) Costure duas tiras com 3 quadrados e uma tira com 2 quadrados.

3) Costure primeiro as duas tiras com 3 quadrados

4) Costure a tira com 2 quadrados no lado direito das duas faixas de 3, alinhando-as pela base. (O topo ficará com um quadrado de diferença). Atenção: ao repetir este passo na montagem da parte de trás da bolsa, a tira deve ser costurada no lado esquerdo das duas faixas para formar uma peça em espelho em relação à peça da frente.

5) Costure os dois quadrados restantes nos dois lados livres do quadrado da base da primeira tira de 3 quadrados.

Aplicando o forro:

1) Retire o papel protetor, coloque o avesso da frente da bolsa sobre a parte adesivada do forro e corte o excesso do tecido de bolinhas para ficar exatamente do tamanho da frente.

Fazendo o acabamento da borda superior da bolsa:

1) Deixe uma ponta de uns 3cm na tira e comece a costura ajustando a borda da tira sobre a borda da bolsa, pelo direito. Costure toda a volta do primeiro quadrado parando no encontro dos quadrados.

2) Costure a segunda tira sobre o próximo quadrado começando pelo centro, Deixe uma ponta livre do mesmo tamanho antes de começar a costura.

3) Costure a alça antes de finalizar o acabamento.

Costurando a alça na bolsa:

1) Coloque a ponta da alça sobre uma das pontas do topo da bolsa, sobre o lado do forro. Costure pelo lado direito da bolsa não deixando esta nova costura ultrapassar a costura da tira de acabamento. Faça várias costuras para que a alça fique bem presa. Nunca ultrapassando a linha de costura da tira de acabamento.

2) Costure a outra ponta da alça na outra ponta da bolsa, da mesma forma

3) Corte o excesso das pontas para que fiquem triangulares e ajustadas à das peças.

Terminado o acabamento da borda superior da bolsa:

1) Vire a tira do acabamento para o lado do forro. A borda da tira deve ultrapassar a costura que a prende, cobrindo-a com alguma folga. Prenda-a com alfinetes.

2) Vire a peça para o lado direito e faça uma costura junto da emenda da tira. Isso vai prender a borda do lado de dentro da bolsa.

Terminando a peça da frente:

1) Dobre a base da bolsa sobre si mesma, direito contra direito, fazendo com que os quadrados inferiores fiquem sobre os quadrados acima deles e na mesma posição. O quadrado central ficará dobrado sobre si mesmo formando um triângulo.

2) Costure as bordas livres dos dois lados da peça

3) dobre um dos quadrados laterais sobre si mesmo (formando um triângulo). Junte a borda livre dele e a borda livre do quadrado que ele toca, direito contra direito, e costure.

4) Faça o mesmo com o quadrado livre da outra lateral.

Repita todos os passo para montar o outro lado da bolsa, lembrando que o formato dessa peça é o mesmo da anterior só que em espelho.

Montando a bolsa:

1) Deixe uma das partes com o avesso para fora e a outra com o avesso para dentro.

2) Coloque uma parte dentro da outra ajustando direito contra direito.

3) Costure as duas partes juntas deixando apenas as bordas com acabamento livres. Faça uma costura em curva no final das laterais para prender as pontas das tiras de acabamento da borda.

4) Faça um acabamento em todas as costuras aparentes usando o mesmo método da borda. Isso deixará sua bolsa mais bonita além de reforçar as costuras que dão suporte ao fundo.

5) Para terminar a borda superior, faça um pique na borda da bolsa (não corte a tira de acabamento), na parte do centro onde as tiras do acabamento se encontra para que elas possam vir para a frente.

6) Corte as pontas da tira para que fiquem do mesmo tamanho e prenda-as na bolsa. Você pode fazer uma pequena barra das tiras virando o tecido para dentro, para dar um melhor acabamento ou deixar a borda «viva» se não tiver muita experiência de costura.

7) Dobre a alça para cima e faça um costura na base da dobra para prendê-la sobre si mesma. Prenda a alça sobre o tecido do fundo com uma costura à mão.

Vídeo Relacionados

Vídeos Relacionados
Vídeos Relacionados
Vídeos Relacionados

Avaliação

nenhum voto   Avalie esta vídeo aula
nenhum voto  
    • Currently 3.5/5 Stars.
    • 1
    • 2
    • 3
    • 4
    • 5
nenhum voto  
nenhum voto  
nenhum voto

Gostou dessa aula? Coloque aqui seu comentário