Programa Arte Brasil - Tudo em Artesanato
Busque o passo a passo ou vídeo:  
Assista as Aulas
  O Programa
  Passo a Passo
  Sintonize o Canal
  Concursos
  Matérias
  Agenda
  Minha História
  Hist. do Artesanato
  Enquete
  Parceiros
  Fale Conosco
  Kits e DVDs
blank
blank
Orkut

Participe do nosso Orkut!
Twitter

Participe do nosso Twitter!

Facebook

Participe do nosso Facebook!

blank
Blog
Blog do Rogério Chiaravalli
blank
Compartilhe! Compartilhe!
blank
Cadastre seu e-mail conosco!
Minha História

 
Confira a História de vida de Luis Moreira
"O artesanato começou na minha vida como um grande hobby. Desde criança, já me interessava por artesanato, mas foi na adolescência que comecei a me dedicar, principalmente à pintura em tecido, pois era um material fácil de encontrar. Entretanto, trabalhei como químico por vários anos em uma usina açucareira.

Apesar de a química ter sempre me atraído, o trabalho com ela não me completava, por isso abandonei esta função e saí do emprego.

Com o passar do tempo tive dois comércios, mas nas mudanças de planos econômicos do país, perdi tudo e voltei a procurar emprego em empresas como químico, contudo, não consegui nada.

Foi então, que na cidade de Capivari uma amiga abriu uma escola e uma loja de artesanato e me convidou para dar aulas de pintura, pois eu tinha uma técnica diferente. Aceitei. Isso começou a atrair alunos e mais alunos e essa brincadeira já dura 15 anos.

A minha especialidade são as pinturas em tecido molhado. Com essa técnica posso pintar tudo que é tecido, como roupa de cama, mesa e banho, roupas, sapatos e etc. Não há limite para a criação e o resultado é único. Esse é o grande valor.

No início, encontrei grandes dificuldades, principalmente preconceito. Muitos não acreditaram que eu poderia estar desenvolvendo uma técnica diferente, outro problema eram os maridos que não deixavam suas esposas fazerem as aulas pelo fato de eu ser homem e por aí afora.

Mas depois de tudo superado e pelo grande apoio e dedicação da minha mãe que sempre me ajudou e ainda ajuda, hoje o artesanato é meu único ganha-pão. Comercializo revistas com os meus riscos, idéias e materiais, ministro cursos fixos, promovo seminários nas mais variadas cidades, sou requisitado em vários programas de TV, nos quais procuro divulgar a minha técnica de pintura em tecido molhado, e tudo isso tem me dado muitos resultados. A procura pelas minhas aulas é imensa e isso me deixa muito feliz. Posso falar que hoje sou feliz com o que faço.

Uma das coisas que marcaram muito a minha vida de artesão foi um concurso no Sul, do qual eu participei e para a minha felicidade consegui uma ótima premiação. Isso foi melhor que qualquer dinheiro que poderia obter. O reconhecimento foi divino.

Hoje o artesanato está em alta e dá para viver somente dele, mas você tem que se dedicar muito, estar sempre inovando e procurando se destacar no meio de tantas feras.

Temos que tentar divulgar o máximo a nossa arte e demonstrar que o artesanato é um produto único, feito pelas próprias mãos, não uma peça feita em grandes quantidades ou em série, como as peças industriais. Temos que tentar mostrar como cada peça é criada e desenvolvida e que cada uma tem uma historia, tanto para o criador como para o comprador.

Por isso, só tenho que parabenizar a todos que apóiam e participam de projetos como o Arte Brasil, pois vocês não sabem o bem que fazem para os telespectadores. É um estímulo a mais no aumento da renda familiar, uma ótima opção de entretenimento, uma outra alternativa de terapia, livrando muitas pessoas da depressão, ale, de ser uma maravilhosa massagem na auto estima. As pessoas poderão dizer, "este trabalho fui eu que fiz". Isto é recompensador.

A troca de profissão não poderia ter sido melhor, como se diz: "Deus escreve certo por linhas tortas". Para mim este ditado se encaixa perfeitamente, não me arrependo de ter tido outra profissão e nem de ter começado no artesanato tardiamente, pois tudo o que vivi e trabalhei ao longo desses anos me deram a experiência necessária e foi extremamente importante para o meu aperfeiçoamento profissional como artesão. O artesanato é tudo para mim. É minha fonte de renda, é meu hobby e é a minha satisfação pessoal e profissional. Precisa dizer mais?"
Fale com nossa Artesã(o)
19 - 34961893
Blog / Site: www.luismoreira.com.br
 
 


Programa Arte Brasil - Tudo em artesanato!